Página Inicial
Edições Impressas (até Jul/2009)
Edições Impressas (atuais)
Edições De Niterói
Conheça o município
Telefones Úteis
De Capela - Fala Capela
De Capela - Notícias
Fala Bairros
Enquetes
Há 10 anos no De Fato
Datas comemorativas
Marianita Ortaça
Mariana Martins
Professor Mendes
Luiz A. Bombardieri
Carlos Krüger
Pinga Fogo
Na boca do Lobo
Espaço de opinião
Comunidade
Horóscopo
Geral
Esporte
Política
Mulher De Fato
Aluno Cidadão De Fato
Polícia
Variedades
Televisão
Mundo
Gente que Brilha
Culinária
Quem Somos
Contato
  Quarta-feira - 16/04/2014

              De Fato - Edição 818 - 16.04.2014 

 

         

 

      

          NOTA DE FALECIMENTO

Com pesar anunciamos o falecimento do grande líder comunitário de Berto Círio, ex-presidente da Associação de Moradores, Cidadão Nova Santa Ritense, colunista do De Fato, maravilhoso pai e avô, além de um marido exemplar: senhor Carlos Maria Krüger, na noite de ontem (3/4/14). Seu corpo será velado no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 9 horas desta sexta-feira, 04.04.2014. O enterro ocorrerá às 16 horas no cemitério de Berto Círio.

Direção do Jornal De Fato

 

 

De Fato - Edição 817 - 3.04.2014

 

 

 

 

 

                     De Fato - Edição 816 - 20.03.2014

 

 

 

Parada de Manutenção na Braskem

mobiliza mais de 4 mil profissionais

A parada geral de manutenção das plantas de Aromáticos, Olefinas 1 e de Butadieno da unidade de Insumos Básicos da Braskem (UNIB-RS) em Triunfo irá movimentar mais de 4 mil pessoas entre colaboradores da empresa e funcionários terceirizados. As atividades de redução de carga iniciaram em 8 de março na planta de Aromáticos. Está programada para o dia 19/03 (quarta-feira) a interrupção da produção de Olefinas 1 e de Butadieno. A parada geral é um evento realizado para a manutenção dos equipamentos e a implantação de melhorias e inovações tecnológicas. Neste ano, serão realizadas 36 mil tarefas programadas. O investimento total na parada será de R$ 166 milhões. As plantas têm previsão de volta à carga em 25 de abril.

Espaço de convivência

Desde a última segunda-feira (10/03), a UNIB RS está oferecendo aos funcionários terceirizados da parada uma ampla área de convivência para ser utilizada nos horários de folga, nos turnos diurno e noturno. A área de convivência, localizada junto ao refeitório, inclui computadores com internet, videogame, mesas de sinuca, pebolim, além de jogos de cartas, damas, xadrez e dominó. Aparelhos de televisão estão sendo instalados na área, que contará também com poltronas e sofás confortáveis.  

Funcionamento do flare

Durante a realização da parada de manutenção, quando ocorre um ajuste no processo produtivo das plantas, o sistema de segurança petroquímico conhecido como flare – mecanismo de queima de gases – varia de intensidade. Esse sistema funciona ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer unidade industrial petroquímica.

Em função das atividades da parada, o flare ficará mais alto nos primeiros e nos últimos dias do evento, respectivamente 19 e 20/03, e 26 e 27/04. “Durante todo o processo, os órgãos públicos serão avisados e cada procedimento é integralmente controlado e previsto. Apesar de ruídos e chamas neste sistema, as ações seguem as mais rigorosas normas internacionais de segurança da indústria petroquímica”, afirma Vilar de Oliveira, coordenador da parada.

Sopragem

Os procedimentos de sopragem (limpeza das tubulações com vapor) realizados durante a parada podem provocar a ocorrência de ruídos mais fortes. As sopragens estão programadas para acontecer durante o período da parada, podendo provocar picos de ruídos, mas que não apresentam risco para os trabalhadores envolvidos e para a população próxima ao polo petroquímico.

Segurança nas atividades

Visando a segurança das pessoas, do meio ambiente e dos equipamentos, durante 18 meses as equipes da Braskem de planejamento da parada identificaram novas tecnologias e aprimoraram procedimentos operacionais e de manutenção, realizando treinamentos de todas as equipes envolvidas nas atividades. “Nosso objetivo é o zero acidente e o sucesso absoluto em todas as ações que serão realizadas durante a parada”, diz Oliveira.

 

 

De Fato - Edição 815 - 13.03.2014

 

 

 

 

 

Dramaturgia brasileira perde um brilhante astro

 

 

Morreu hoje, em São Paulo, o ator Paulo Goulart, 81 anos.
Ele era casado desde de 1954 com a atriz Nicette Bruno, c...
om quem teve três filhos, as atrizes Beth Goulart e Bárbara Bruno, e o ator e dançarino Paulo Goulart Filho.
Paulo lutava contra um câncer nos pulmões. De agosto a outubro de 2012, o ator ficou internado devido ao tratamento.
O último trabalho de Paulo na Globo foi no seriado Louco por Elas (2012) e no cinema, ele interpretou o coronel Ricardo Amaral Neto, em O Tempo e Vento (2013).

 

PMDB realiza pré-convenção para escolher candidato a governador

O PMDB gaúcho realiza no dia 15 de março, das 9h às 15h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a pré-convenção para escolher o seu candidato ao Palácio Piratini. A vaga será disputada por dois peemedebistas históricos. José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul, e Paulo Ziulkoski, que atualmente preside a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura oficial e início da votação de titulares
9h10 – Tribuna Livre
10h – Apresentação e defesa das candidaturas
11h – Pronunciamento presidente Edson Brum
11h20 – Pronunciamento Paulo Ziulkoski
11h40 – Pronunciamento José Ivo Sartori
12h – Tribuna Livre
13h – Inicia votação suplentes
14h – Pronunciamento Mendes Ribeiro, Ibsen Pinheiro, José Fogaça, Germano Rigotto e Pedro Simon
15h – Encerramento e proclamação do resultado 

 

SERVIÇO GERAL

Data, hora e local
Pré-convenção do PMDB
Dia: 15/3 (sábado)
Hora: 9h às 15h
Local: Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa

 

Não esqueça do documento
Para votar na pré-convenção será imprescindível apresentar documento oficial com foto. 

Urna eletrônica
A escolha do candidato na pré-convenção do PMDB ocorrerá através de urna eletrônica.

Horário de votação
Titulares: das 9h às 13h
Suplentes: das 13h às 15h
OBS: A partir das 13h os suplentes terão preferência ao voto.


O número dos candidatos
151 – José Ivo Sartori
152 – Paulo Ziulkoski

 

Colégio eleitoral

Terão direito a voto delegados à Convenção Estadual, deputados estaduais e federais, senador, membros do Diretório Estadual, presidentes estaduais de núcleo, prefeitos, vices, vereadores no exercício do mandato e presidentes de Diretórios Municipais onde não há prefeito ou vice, conforme previsto na Resolução 01/2014. A pré-convençãocontará com um colégio eleitoral de aproximadamente 2,1 mil convencionais e os votos não serão cumulativos.


O voto do vereador
Terão direito a voto apenas vereadores no exercício do mandato até 28 de fevereiro.

O voto do presidente de Diretório
Apenas terão direito a voto aqueles presidentes de Diretórios, cujos municípios não tem representação de prefeito ou vice. No caso de contar com prefeito e vice, votam os dois.

Impedidos de votar
Dirigentes partidários dos municípios que não entregaram ou estão com documentação incompleta – o que inviabiliza o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – ficarão impedidos de votar na pré-convenção. Estarão liberados apenas os detentores de cargos eletivos com domicílio eleitoral nos respectivos municípios (deputados estaduais e federais, senador, prefeitos, vices e vereadores).

 

PERFIS DOS CANDIDATOS

 

José Ivo Sartori

José Ivo Sartori, 66 anos, foi prefeito de Caxias do Sul de 2005 a 2012. Se elegeu para os mandatos com 114 e 134 mil votos, respectivamente. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, começou a carreira política em 1976, ao ser eleito vereador do município. Conquistou cinco mandatos consecutivos para a Assembleia Legislativa gaúcha a partir de 1982, sendo o primeiro deputado de Caxias a comandar o Poder Legislativo do RS. Em 2002 foi eleito deputado federal. Foi também secretário estadual do Trabalho e Bem Estar Social, entre 1987 e 1988.

 

Paulo Roberto Ziulkoski

Advogado e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski, 68 anos, iniciou a vida pública presidindo o setor jovem estadual gaúcho do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ainda nos tempos do regime militar. Não levou mais que alguns meses para assumir a presidência nacional do setor jovem, na qual desenvolveu desde cedo uma liderança política voltada para o movimento municipalista. Ziulkoski foi eleito prefeito de Mariana Pimentel, sua terra natal e distrito emancipado de Guaíba, em 1993 e reeleito em 2000. Sua administração contou com 90% de aprovação pela população.

 

 

 

 

Blitz contra a violência

 

 

 

Uma blitz educativa e de conscientização contra a violência à mulher marcou as celebrações do Dia Internacional da Mulher, em Nova Santa Rita. A ação foi realizada a partir do gabinete do vereador Marli castro, autor da proposta de criação da Frente Parlamentar de Homens Contra a Violência à Mulher. A atividade foi realizada na sexta-feira, 7, na avenida Santa Rita, Centro, e teve a presença da prefeita municipal, Margarete Simon Ferretti. 

A equipe contou com o apoio da Brigada Militar que orientou o trânsito na região. Motoristas recebiam folderes e panfletos com dicas de como denunciar casos de violência contra a mulher.

 

Inscrições para concurso da BM prosseguem até o dia 10 de março

As inscrições para o concurso público para o ingresso de 2 mil soldados na Brigada Militar terminam no próximo dia 10 de março. No dia 10 de fevereiro, foram publicados dois editais: um para a contratação de 1,6 mil PMs que atuarão no policiamento ostensivo do Rio Grande do Sul; e o segundo, com 400 vagas, para o Corpo de Bombeiros. Os interessados poderão se inscrever somente pela internet, através do site.

O diretor do Departamento Administrativo da BM, coronel Gleider Cavalli Oliveira, destaca que a contratação de novos servidores faz parte da política de recomposição de efetivo, adotada pelo Comando-Geral da Corporação visando à qualificação do policiamento ostensivo e das atividades de bombeiros.

São requisitos para a vaga: ter nacionalidade brasileira; ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos, até o último dia da inscrição; possuir Ensino Médio completo ou equivalente; estar quite com as obrigações eleitorais; possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir, classificada no mínimo na categoria “B”, até a data de inclusão, entre outros. Confira edital completo, com outras exigências e informações no site da Brigada Militar, em Editais- Curso Básico de Formação Policial Militar- Concurso 2014.

O concurso prevê os exames: intelectual, de saúde, de capacitação física e psicológico, este último com testagem coletiva e entrevista individual. Após o curso de habilitação para a função, a previsão é de que os novos policiais estejam trabalhando até o final de 2014.

 

Viagem Segura já contabiliza 4.040 testes com etilômetro

Fechando quatro dias dos seis previstos para este feriadão de Carnaval, a 26ª edição da Operação Viagem Segura já realizou 4.040 testes com etilômetro. Os agentes de trânsito autuaram 495 motoristas por conduzirem sob efeito de álcool, conduzindo à delegacia 134 deles, que responderão por crime de trânsito.

As infrações totalizaram 14.107, com 78.045 veículos fiscalizados e 989 recolhidos a depósito. Também foram retidos 500 documentos de habilitação.

A Operação registrou também, desde que se iniciou - à zero hora de sexta-feira (28) - um total de 758 acidentes, 17 dos quais com óbitos e 295 com lesões. Deles, resultaram 19 vítimas fatais e 393 feridos.

Mais uma vez, atuaram em parceria Detran/RS, Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e órgãos de trânsito municipal. Colaboram ainda o Cetran/RS e a Famurs. 

 

De Fato - Edição 814 - 25.02.2014

 

 

Moradores bloqueiam Transaçoriana em protesto por falta de luz

Clique aqui e leia a edição impressa do De Fato!
Curta nossa página no Facebook
Acessa já o blog do Moreno Carvalho
» Enquete